Conectando Cérebros

Afinando o Cérebro: Manual de Uso do Plano Individual

Mar 18, 2020 5:14:45 PM / by Ingrid Gielow & Diana Faria

Agora que você já sabe como utilizar o Afinando o Cérebro, selecionar atividades e utilizar as estatísticas, seja bem-vindo a um mundo de infinitas possibilidades que irão aprimorar suas habilidades auditivas.

As habilidades auditivas fazem parte de um mecanismo governando pelos centros auditivos do tronco cerebral e do cérebro que nos permitem prestar atenção, diferenciar um som do outro, classificar, organizar, associar, integrar, armazenar o que ouvimos e, finalmente, compreender seu significado. São as habilidades auditivas que nos permitem nos comunicar com outros, aprender novas informações, realizar tarefas em nossa vida diária, assimilando e transformando o mundo em que vivemos. 

O Afinando o Cérebro dispõe de diversas atividades, entre jogos e áudios, que irão estimular suas habilidades de escuta, memória e concentração. A estimulação das habilidades auditivas apresentada nas atividades da plataforma é fundamentada em princípios da neuroplasticidade, ou seja, na possibilidade que o cérebro tem de criar novas conexões como resposta às solicitações a que é submetido. A repetição de uma mesma tarefa favorece o aumento do número de sinapses presentes nos circuitos neuronais e, assim como praticar um esporte aumenta nossa competência nesta prática, a repetição de estratégias que requerem determinada habilidade auditiva contribui para o seu desenvolvimento.

Além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de indivíduos que tiveram diagnóstico de Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dislexia ou apresentem dificuldades de aprendizagem, as atividades propostas na plataforma do Afinando o Cérebro podem melhorar a competência em processar os sons de qualquer pessoa que se exercitar. Você terá acesso a mais de 120 atividades, entre jogos e áudios, além de 201 níveis de dificuldade para auxiliar na estimulação da linguagem, atenção, memória, processamento visual e auditivo de um jeito divertido para crianças, jovens e adultos.

Reconhecido por seus resultados e validado cientificamente por meio de pesquisas no Brasil e no exterior, o Afinando o Cérebro permite um treino individualizado e pode ser acessado pelo navegador da sua internet, utilizando computador, tablet ou celular.

Mas, por onde começar?

Primeiramente, faça seu login na página inicial do Portal. Você será direcionado para a página de Visão Geral do seu plano. No menu que fica na lateral esquerda da tela, clique na opção “Jogos e Áudios”. Escolha uma das opções dos jogos mostrados na página clicando na imagem da miniatura do jogo ou no botão “Jogar”. Para ver todos os jogos vá até o final da página e clique nos números para ir para as próximas páginas, ou utilize o sistema de “Busca” que fica acima dos jogos.

 

  • Para saber como utilizar os jogos, acesse. 

Identifique suas necessidades

Para saber como escolher as atividades recomendadas, entre jogos ou áudios, procure identificar quais são as suas necessidades. Na seção “Textos”, localizada no menu de opções à esquerda, você irá encontrar uma série de informações sobre o processamento auditivo e suas habilidades com explicações simples e exemplos de situações do cotidiano que o ajudarão a identificar que habilidades podem ser aprimoradas. Se você é acompanhando por um profissional fonoaudiólogo, psicopedagogo, psicólogo ou neuropsicólogo que já faz parte da plataforma Afinando o Cérebro, peça indicações sobre as melhores atividades. 

Você também poderá utilizar a ferramenta de “Busca” com filtros específicos para localizar as melhores atividades, selecionando em “Habilidade Principal” uma habilidade específica a ser estimulada ou a combinação de várias em uma mesma atividade.

  • Para aprender a localizar as melhores atividades para os seus usuários, acesse. 

Treine

Como o desenvolvimento e o aprimoramento das habilidades auditivas é baseada em princípios da neuroplasticidade, quanto mais você treinar, maior será o número de sinapses e melhores serão os seus resultados.

Conhecendo o Processamento Auditivo

Para que você possa compreender as questões que envolvem o processamento auditivo central, a equipe do Afinando o Cérebro preparou uma série de conteúdos em formato de texto e videoaulas, de fácil compreensão, com informações essenciais sobre o processamento auditivo e suas características, habilidades auditivas, etapas do aprendizado, neurociência e memória, além de dicas de como realizar uma boa estimulação ou facilitar o processo de aprendizagem. Para acessar este conteúdo vá até o menu, na lateral esquerda da tela, e clique em “Videoaulas” ou “Textos”.

Procure um profissional

Pode ser que você tenha chegado ao Afinando o Cérebro por meio de um profissional da saúde ou educação, mas se este não for o seu caso e ao longo das atividades perceber dificuldades em compreender ou realizar as tarefas propostas, busque por um profissional fonoaudiólogo. Ele poderá auxiliá-lo em um processo de diagnóstico para compreender quaisquer limitações que possam existir e orientá-lo de maneira adequada.

Saiba mais sobre a plataforma Afinando o Cérebro

Quer saber mais sobre como fazer melhor uso de todas as funcionalidades do Afinando o Cérebro? Na seção “Tutoriais” você irá encontrar uma série de vídeos curtos e dinâmicos que irão aprimorar sua experiência e a de seus usuários na plataforma

Dentre os Tutoriais disponíveis, você encontrará: 

 

Tags: Tutoriais

Gostou deste conteúdo? Inscreva-se para receber mais

Posts recentes