Conectando Cérebros

Afinando o Cérebro: Guia de como usar na terapia

Mar 18, 2020 5:15:51 PM / by Ingrid Gielow & Diana Faria

Seja bem-vindo a um mundo de infinitas possibilidades que irão potencializar a sua terapia. Os jogos educativos são conhecidos por sua utilização na estimulação da linguagem e como estratégia para engajar pacientes na terapia.

O Afinando o Cérebro dispõe de diversas atividades, entre jogos e áudios, para estimular habilidades de escuta, memória, linguagem e concentração de pessoas que apresentam problemas no processamento auditivo, dificuldades de aprendizagem ou com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Dislexia.

Como o Afinando o Cérebro promove uma estimulação cognitiva, também pode ser usado por pessoas que não apresentam queixa de escuta ou aprendizagem, mas que desejam melhorar a qualidade e a velocidade do processamento cerebral, a atenção, memória e foco de concentração.

A estimulação das habilidades auditivas apresentada nas atividades da plataforma é fundamentada em princípios da neuroplasticidade, ou seja, na possibilidade que o cérebro tem de criar novas conexões como resposta às solicitações a que é submetido. A repetição de uma mesma tarefa favorece o aumento do número de sinapses presentes nos circuitos neuronais e, assim como praticar um esporte aumenta nossa competência nesta prática, a repetição de estratégias que requerem determinada habilidade auditiva contribui para o seu desenvolvimento. Além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades de indivíduos que tiveram diagnóstico de Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), tais atividades podem melhorar a competência em processar os sons de quem se exercitar.

Com o Afinando o Cérebro, você terá acesso a mais de 120 atividades, entre jogos e áudios, e mais de 200 níveis de dificuldade para auxiliar na estimulação da linguagem, atenção, memória, processamento visual e auditivo de um jeito divertido para crianças, jovens e adultos.

Reconhecido por seus resultados e validado cientificamente por meio de pesquisas no Brasil e no exterior, o Afinando o Cérebro permite ao profissional elaborar um treino individualizado para cada usuário (paciente, cliente, aluno ou colaborador). Para facilitar o acesso e adaptar-se às necessidades de profissionais e usuários em um mundo cada vez mais conectado, a plataforma pode ser acessada pelo navegador da sua internet, utilizando computador, tablet ou celular.

Mas, por onde começar?

Primeiramente, faça seu login profissional na página inicial do Portal. Você será direcionado para a página de Visão Geral do seu plano. No menu que fica na lateral esquerda da tela, clique na opção “Jogos e Áudios”. Escolha uma das opções dos jogos mostrados na página clicando na imagem da miniatura do jogo ou no botão “Jogar”. Para ver todos os jogos, vá até o final da página e clique em um dos números para ir para as próximas páginas, ou utilize o sistema de “Busca” que fica acima dos jogos.

Jogos Afinando o Cérebro

  • Para saber como utilizar os jogos, acesse. 

Identifique as necessidades de seus usuários

Para saber como escolher as atividades recomendadas ao seu usuário, entre jogos ou áudios, primeiramente é necessário que você identifique quais habilidades precisam ser estimuladas ou desenvolvidas para melhorar o desempenho do seu paciente. Você poderá utilizar a ferramenta de “Busca” com filtros específicos para localizar as melhores atividades, selecionando em “Habilidade Principal” uma habilidade específica a ser estimulada ou a combinação de várias em uma mesma atividade.

  • Para aprender a localizar as melhores atividades para os seus usuários, acesse. 

Treine

É importante que o profissional conheça os jogos, os áudios e o nível de dificuldade que são exigidos antes de propor ao usuário. Se o jogo estiver muito difícil, o usuário poderá se desestimular e por este motivo em vários jogos é possível alterar as configurações, tornando o nível de dificuldade mais adequado ao momento de cada um e, consequentemente, mais atrativo. Uma mesma habilidade irá ser estimulada em vários jogos diferentes assim você poderá escolher o jogo que melhor se adapta à idade e ao grau de dificuldade do seu paciente.

Para um treino constante, você poderá solicitar a continuidade das atividades em casa. Com a atividade previamente selecionada, com base nas necessidades individuais de cada usuário, basta orientá-lo quanto ao funcionamento da plataforma e informações necessárias para o acesso, como login e senha criados especialmente para ele.

Atualização profissional

Para que você possa se atualizar e compreender ainda mais sobre as questões que envolvem as habilidades que a plataforma estimula, a equipe do Afinando o Cérebro preparou uma série de conteúdos em formato de texto e videoaulas com informações essenciais sobre o processamento auditivo e suas características, habilidades auditivas, etapas do aprendizado, neurociência e memória, além de dicas de como realizar uma boa estimulação ou facilitar o processo de aprendizagem. Para acessar este conteúdo vá até o menu, na lateral esquerda da tela, e clique em “Videoaulas” ou “Textos”

Saiba mais

Quer saber mais sobre como fazer melhor uso de todas as funcionalidades do Afinando o Cérebro? Na seção “Tutoriais” você irá encontrar uma série de vídeos curtos e dinâmicos que irão aprimorar sua experiência e a de seus usuários na plataforma. 

Dentre os Tutoriais disponíveis, você encontrará: 

 

Tags: Tutoriais

Gostou deste conteúdo? Inscreva-se para receber mais

Posts recentes